-
Arquitetos: Equipe Lamas
- Área: 120 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Julia Tótoli
-
Fabricantes: Deca, Estrutural Esquadrias, Lamas design, Madipê, Marmoraria planalto, Ornatos, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espírito modernista é honrado neste apartamento de 120m2 localizado na superquadra Sul 315 em Brasília e seus espaços são adaptados para a nova vivência. O objetivo do projeto era resgatar os elementos essenciais que caracterizam sua proposta original e realizar intervenções que garantam uma nova espacialidade com atmosfera contemporânea.
O apartamento estava totalmente descaracterizado pelas reformas dos anos anteriores. O piso em de taco de madeira foi resgatado na mesma paginação original e adicionamos novos materiais que conversam com a estética modernista. A cozinha foi integrada ao estar e o piso de ladrilho revela seu espaço original. Um dos tres quartos também foi incorporado ao estar e transformado numa sala de TV com acesso direto para a cozinha.
A cliente que anteriormente morava numa casa com jardim, adquiriu este apartamento pela vista aberta ao horizonte e por conter uma pequena varanda para cultivar suas plantas. Para ampliar esta integração com a paisagem e com o estar, substituímos as esquadrias de 4 folhas com abertura deslizante central por outra com 3 folhas deslizantes que concentra as folhas no canto, aumentando assim seu vão de abertura. Esta solução além de integrar completamente a varanda com o estar, permite ventilação cruzada pelas basculantes superiores.
O ladrilho hidráulico se repete no espaço da varanda na cor verde oliva, trazendo as cores do jardim e das copas das arvores enquanto na cozinha foi escolhido um tom areia para destacar a bancada de madeira laminada maciça pensada como um grande buffet. O desenho do armário superior também foge das padronizações dos planejados e lembram as estantes modernistas. Para potencializar a iluminação natural e a ventilação cruzada as paredes que estavam fechando os cobogós foram eliminadas até a altura de um banco.
A iluminação artificial privilegia a luz indireta por arandelas e objetos de luz. Retiramos o forro de gesso para aumentar o pé direito e deixamos os ambientes todos brancos e limpos para valorizar as obras e arte e objetos adquiridos ao longo dos anos. Todos os espaço recebem o rodapé negativo de alumínio preto para trazer a sensação de leveza, com paredes que parecem flutuar.
Os ambientes contam com peças do próprio arquiteto Samuel Lamas além de designers consagrados como Sergio Rodrigues, Charles Eames, Noguchi, e as obras de arte permeiam entre artistas populares nacionais como Poteiro, Tarcisio Viriato e Internacionais como a obra dos francês Alex Kasproviez no jantar.